Apresentação da Biblioteca


Enquadramento

A Biblioteca Central do Hospital de Santo António (HSA) foi criada em fevereiro de 1928. Em setembro de 2007, com a formação do Centro Hospitalar do Porto, (CHP), a Biblioteca incorporou igualmente, coleções impressas das bibliotecas do Hospital Maria Pia, da Maternidade Júlio Dinis e do Hospital Joaquim Urbano.

Atualmente encontra-se instalada no Piso 0 - Ala Central - do edifício Neoclássico do HSA, Monumento Nacional desde 1910.

Integrada no Departamento de Ensino Formação e Investigação (DEFI), a Biblioteca do CHP, especializada em Ciências da Saúde, atua como unidade de apoio na estrutura operacional institucional, colabora com o Museu do CHP, no âmbito do serviço de receção e vigilância, e é complementada por várias bibliotecas departamentais.

As coleções impressas são constituídas, entre outras obras, por mais de 700 títulos de periódicos e mais de 2000 títulos de monografias, e encontram-se arquivadas em livre acesso na sala de leitura e pesquisa, com acesso restrito nos depósitos corrente (local) e intermédio (CICAP), e em várias bibliotecas departamentais.

Na última década a Biblioteca do CHP assumiu também a faceta de “Biblioteca Digital/Virtual”, porque aqui passaram a circular simultaneamente recursos impressos e (maioritariamente) eletrónicos/online; além das inúmeras publicações em livre acesso na Web, de ciências da saúde e áreas afins, o catálogo eletrónico integra, entre outras fontes documentais, mais de 4000 ejournals e mais de 1200 ebooks, subscritos individualmente ou integrados em bases de dados de texto integral, acedidos através da plataforma do Serviço de Descoberta, internamente mais conhecido por Biblioteca Digital CHP.

 

Missão

 

Garantir, a todos os profissionais do CHP, o acesso à informação, pertinente e atualizada, para suporte do seu desempenho profissional, de forma a assegurar a qualidade dos cuidados de saúde, e apoiar as ações de ensino, formação e investigação.

 

Objetivos principais ou competências

 

 

  • Garantir a boa gestão e organização dos fundos documentais, através de métodos e tecnologias de informação, utilizados universalmente pela Biblioteconomia;
  • Propor as atividades de seleção e aquisição de recursos bibliográficos, contribuindo para a manutenção de fontes de informação de qualidade, bem como, as medidas para a melhoria dos serviços prestados;
  • Promover a divulgação dos recursos e a sua acessibilidade;
  • Apoiar o Utilizador, orientando-o e formando-o, para uma correta utilização dos recursos e otimização das pesquisas bibliográficas;
  • Cooperar com organismos nacionais e estrangeiros, e centros de documentação congéneres.

 

Tipos de Utilizador

 

  • Utilizadores Internos: Funcionários, Bolseiros de Investigação e Estagiários do CHP; e Estudantes de Medicina do ICBAS. Todos identificados com os respetivos cartões do hospital ou de estudante.
  • Utilizadores Externos: Entidades individuais de outras instituições de saúde e de ensino, identificados com o cartão da instituição.